Como ajudar uma pessoa com crise convulsiva?

Os sintomas de uma crise convulsiva podem se apresentar como uma rápida “ausência”, em que a pessoa se sente “desligada” por alguns instantes, ou pode experimentar sensações estranhas, como distorções de percepção, medo repentino, desconforto no estômago ou movimentos descontrolados de uma parte do corpo.


Nas crises convulsivas classificadas como tônico-clônicas, a pessoa perde a consciência e cai, ficando com o corpo rígido, depois, as extremidades do corpo tremem e contraem-se. 


Acomode bem a pessoa evitando que ela se machuque ou bata em algum lugarAfrouxe as roupas (gravatas, botões apertados)Coloque um travesseiro sob sua cabeçaEspere o episódio passar


Se a crise durar menos de 5 minutos e você souber que a pessoa é epiléptica, não é necessário chamar um médico.


Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa, sonolenta e apresentar lapsos de memória. Acalme-a ou leve-a para casa.
Quando as crises duram mais de 30 minutos sem que a pessoa recupere a consciência, são perigosas, podendo prejudicar as funções cerebrais e neste caso devem ser levadas imediatamente à unidade de pronto atendimento mais próxima.


Fonte: Liga Brasileira de Epilepsia

Caso você apresente ou conheça alguém com esses sintomas, procure a ajuda de um neurologista!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp